sábado, 14 de novembro de 2009

A Riqueza do Impio depositada na conta do Justo


Tema: “A RIQUEZA DO ÍMPIO SERÁ DEPOSITADA NA CONTA DO JUSTO”

Texto. 2 Cronicas 20.20 “Credes em Deus e estarás seguro, Credes em seus profetas e prosperarás”.

• A Bíblia diz: Prov. 13.22 “O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos; a riqueza do pecador porém, é reservada para o justo”.
• Esta promessa é algo tremendo, porém de pouca compreensão entre os cristãos. Porém, qual seria o segredo para esta promessa tornar-se realidade na sua vida?
• Quando o cristão não tem o Dom de adquirir riquezas, ele trabalha para enriquecer o seu patrão, mas quando um servo de Deus recebe tal Dom, seu patrão torna-se seu empregado, pois Deus começa a usar a riqueza do ímpio para prosperar os cristãos.


I – CRISTÃO TOMANDO POSSE DA RIQUEZA DOS ÍMPIOS
1) ISAQUE APODERA-SE DA RIQUEZA DOS FILISTEUS – Isaque, viveu alguns anos na terra dos Filisteus e se enriqueceu a ponto do próprio rei dos filisteus dizer-lhes: Gn. 26.12,16 “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque Senhor o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois, e grande número de empregados, de maneira que os filisteus tinham inveja... Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós”.
2) JACÓ APODERA-SE DA RIQUEZA DE LABÃO – Salomão disse em Ec. 2.26 “Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunta e amontoe, a fim de dar àqueles que agrada a Deus”.
• Jacó, o homem que tinha em suas mãos o Dom de prosperidade, quando saiu das terras de Labão, levou consigo a riqueza de seu patrão de tal maneira, que a Bíblia diz em Gn 31.1 “Então ouvia Jacó os comentários dos filhos de Labão, que diziam: Jacó se apossou de tudo o que era de nosso pai, juntou ele toda esta riqueza”.
3) JOSÉ, APODERA-SE DAS RIQUEZAS DE POTIFAR E DO EGITO – Quando José era escravo no Egito e seu Senhor era Potifar, a Bíblia diz em Gn. 39.6 “Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão que se alimentava”.
• Gn. 41.41,42 “Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito”.
• Assim então cumpriu-se mais uma vez a promessa de que o justo se apodera da riqueza do impios.
4) OS HEBREUS SE APODRAM DAS RIQUEZAS DOS EGIPCIOS - Mais de um Milhão de Hebreus sairam do Egito, pelo poder da mão libertadora do Senhor que usou a vida de Moisés para isto. E no dia em que o povo saiu do Egito levou consigo a riqueza dos Egípcios. Ex. 12.32-36 (Lêr).
• Todas estas coisas aconteceram e acontecem para que se cumpra o que está escrito no livro de Jó 27.16,17 “Embora amontoe prata como pó, e acumule vestes como barro, ele as pode acumular, mas o justo as vestirá, e o inocente repartirá a prata”.
• O ministério dos ímpios é amontoar riquezas para DAR aos justos.
5) QUANDO O ÍMPIO TOMARÁ A RIQUEZA DO JUSTO ?
• Esta realidade só acontecerá quando Jesus arrebatar a sua igreja. Depois disso, os ímpios poderão administrar as nossas riquezas por um pouco de tempo.

II – DEUS MANDA FAZER PROVA DELE
1) Quando Deus se revelou como “EU SOU O SENHOR QUE TE SARA”. Ele não disse aos homens “FAZEI PROVA DE MIM”. Ml. 3.10
2) Ele prometeu fazer muitas coisas na vida do homem porém a única vez que Deus mandou o homem questionar a sua promessa, foi quando ele falou em dinheiro. Ml. 3.8-11. (Lêr)
3) Deus desafia o homem a investir nEle com DÍZIMOS e OFERTAS, se revelando como a POUPANÇA POR ECELÊNCIA ou seja, a fórmula ou segredo para enriquecer é investir em Deus. Disse Deus: “trazei... e provai-me nisto, se eu não vos abrir as janelas dos céus e não derramar sobre vós bênçãos sem medida”.
• Esta bênção sem medidas significa ao recebê-la você terá condições humanas explicar a fartura recebida. Investir em Deus é a melhor poupança. Ele devolve 100 vezes mais !!!
• A razão pela qual Deus mandou o homem questioná-lo no DAR é porque Deus sempre soube que Satanás costuma colocar avareza nos corações.

Pr. Suedem Medeiros 63.3412-3891/9995-4599

Nenhum comentário:

Postar um comentário